Analista ou cientista de dados: qual a diferença e como passar de uma profissão para a outra

Isso porque cientistas de dados têm um papel fundamental em alimentar com inteligência e informações as mais diversas áreas da empresa. Muito mais do que uma área técnica, essa é uma carreira estratégica e de alto impacto nas organizações. Agora que você já entendeu as principais diferenças entre analista de dados e cientista de dados, pode começar a decidir qual das duas áreas tem mais a ver com o seu perfil. Quando tens uma pós-graduação, os teus ganhos são superiores aos de alguém com um diploma de licenciatura.

  • Trabalhamos com vários parceiros europeus para garantirmos o acesso à formação e o reconhecimento dos certificados durante os seus processos de recrutamento.
  • Por outro lado, o cientista de dados precisa de visão de negócio, além de interpretar as informações de maneira mais complexa.
  • Quer isso signifique comunicar com a direção da empresa, o governo ou o público, um data scientist deve fornecer informações claras e úteis.
  • Os cientistas de dados também são especialistas na interpretação de dados, mas seu foco é menos em analisar as histórias que os dados contam e mais em criar modelos que possam fazer previsões com base nos dados.

Intern – CD Data & Analytics

Pelas frases acima deu para perceber que pode não ser tão simples comparar Cientista de Dados e Analista de Dados. Mas vamos ajudar você a compreender as diferenças e semelhanças entre essas funções, agora neste artigo. Será que trabalhar como analista se adequaria às tuas capacidades de pensamento crítico? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar num papel de analista.

oportunidades como data analyst

Após conclusão, os licenciados terão ao seu dispor uma variedade de oportunidades de emprego e uma elevadíssima taxa de empregabilidade. Analistas de dados e cientistas de dados têm diferenças enraizadas em suas formações educacionais e profissionais. Considere qual caminho educacional você deseja seguir e se a educação avançada é uma opção. O estudo de pós-graduação é um pré-requisito para cientistas de dados, com cinco a sete anos de experiência profissional. Após ganhar cerca de dois anos de experiência, os analistas de dados podem progredir para cargos mais altos ou se tornarem gerentes analíticos. Essas funções permitem que você assuma os processos de dados em uma empresa e gerencie equipes de analistas de dados.

tecnologia e carreira!

analista de dados e cientista de dados

Os caminhos que a tecnologia está tomando apontam para um futuro do trabalho onde os dados são cada vez mais relevantes. Seja como analista de dados ou cientista de dados, essas profissões estão em alta demanda, e continuarão nos próximos anos. O cientista é capaz de fazer análises de dados como o analista, por isso, esse é um possível caminho para quem quer planejar a carreira Ciência de dados: Inteligência Artificial se une à big data para criar modelos preditivos nesse segmento. Ambos os cargos, porém, exigem conhecimento em matemática e estatística, além de uma mentalidade analítica. Quando se trata de carreira na área de tecnologia, alguns termos e cargos se confundem, como analista de dados ou cientista de dados. Embora sejam similares, cada um tem uma função distinta e as duas ocupações podem até ser complementares.

Este tipo de mestrado destina-se a acelerar rapidamente os licenciados de outras disciplinas numa nova área. Concluindo, podemos apontar que a principal diferença entre o papel de analista de dados e cientista de dados é que analistas de dados terão maior foco em análises para respostas rápidas. Quem é analista de dados gera insights para decisões e até união dos dados com a experiência e intuição para a resolução de problemas. No ciclo de dados, a pessoa analista de dados precisa dominar o entendimento do negócio, além de saber quais tipos de análise são ideais para cada situação. Assim, o papel de analista de dados dialoga tanto com líderes de negócio que precisam tomar decisões baseadas em dados, quanto com cientistas de dados que criam os modelos e deixam os dados prontos para análise.

Junior Data Analyst

Além das ferramentas que um analista de BI utiliza, o cientista de dados utiliza uma grande gama de estruturas feitas para big data, como Hadoop, por exemplo. Dentro de uma empresa, analistas de dados são, algumas vezes, pontos importantes para a tomada de decisão, especialmente para validar informações e hipóteses, tendo um objetivo crucial no rumo da empresa. A Licenciatura em Ciência de Dados pretende reforçar o passo intermédio entre recolha de dados e a tomada de decisão baseada nos mesmos, isto é desenvolver https://www.fm105.com.br/ciencia-de-dados-inteligencia-artificial-se-une-a-big-data-para-criar-modelos-preditivos/ métodos avançados de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. O objetivo é proporcionar um conhecimento aprofundado das metodologias e conceitos fundamentais, de forma adotar o aluno da capacidade de atualização dos conhecimentos técnicos mais específicos e de acompanhar a rápida evolução deste setor. Num próximo passo, um engenheiro de dados poderia considerar uma carreira como cientista de dados também, embora isso exija uma curva de aprendizado significativa com novas e mais aprofundadas competências.

Vagas

Se você está mais interessado em ciência da computação e deseja trabalhar no mundo dos negócios, a ciência de dados pode ser um campo melhor. Ambas as funções exigem indivíduos apaixonados pelo setor, dada a quantidade de conhecimento especializado envolvido. Alguns analistas de dados optam por especializar suas habilidades e progredir em setores com maior potencial de ganhos.